segunda-feira, 17 de junho de 2013

OPINIÃO - A Revolução Permanente.

Uma reflexão sobre os rumos das manifestações nas ruas e praças do Brasil.

No dia 08 de Março de 1857, nos EUA, 130 mulheres morreram queimadas porque protestavam contra o trabalho escravo. Recebiam menos que os homens, cuidavam dos filhos e tinham que trabalhar 16 horas por dia. A truculência do estado, simplesmente fechou as portas e cometeu o crime.  53 anos depois, em 1910, o dia 08 de março foi escolhido para ser O DIA INTERNACIONAL DA MULHER.  Este ato de coragem entrou para a história, mas a humanidade nunca mais foi a mesma, desde aí. As mulheres fizeram em 100 anos o que não fora feito por toda a história da civilização ocidental. Elas questionaram a brutalidade masculina e a manipulação das religiões, contra seus direitos e, agora, não tem mais volta e todos nós, no fundo, sabemos que nenhuma bomba de efeito moral as fará desistir.
Desde que os militares argentinos seqüestraram os filhos das mulheres daquele país, elas foram para a praça de maio e enfrentaram a fúria do leviatã, com penelaços e gritos de “abaixo a ditadura”, fincaram o pé e não saíram mais. Já vai para 4 décadas e elas agora protestam contra todo tipo de opressão. No fundo, sabemos que todas as ditaduras passarão, mas as mulheres da praça de maio estarão sempre lá, influenciando e mudando os rumos da história.
Também no Brasil, vimos todas as manifestações possíveis. Desde a “marcha das vadias”, “passeata do orgulho gay” e “marcha da maconha” e, há não muito tempo atrás, uma multidão de adolescentes chamados de “Caras Pintadas” ganharam as ruas do Brasil para destronar o presidente super homem. Alguns anos depois, esses jovens, já saindo das universidades, votaram num outro presidente saído das camadas populares e deram a ele todas as chances, embora, tenham se decepcionado.
A notícia boa é que os "caras pintadas" conseguiram o que quiseram; a notícia ruim é que alguns setores da mídia tentou dizer que eles foram a massa de manobra de alguém. Tenho uma notícia pior ainda, para aqueles que gostam de dizer que o brasileiro é um alienado e só pensa em futebol e samba. A péssima notícia é que os filhos dos "caras pintadas" estão em alerta e não estão de brincadeira! Eles se articulam muito mais rápido do que imaginamos, eles têem uma eficiência rasteira que nenhuma bala de borracha consegue alcançar.
Os conservadores e céticos, resolveram cutucá-los com a vara curta. Que azar, depois de quase 8 anos de aumentos abusivos de preços em todos os setores resolveram rir da cara deles, colocando míseros 20 centavos de aumento em suas passagens de ônibus.
Quer dizer, não basta aumentar o preço, é preciso humilhar! É preciso ser irônico. É preciso fazer troça com o último pingo de suor do rosto deles.
Mas agora, vou ser obrigado a dar uma ótima notícia para todos.
A massa está engrossando. Estão vindo os filhos e netos dos “caras pintadas” junto com a “turba de 68”, os furiosos das “diretas já” e os exércitos de excluídos. Negros, índios, bolivianos. Os estudantes que não conseguem ter uma universidade decente. Os artistas que nunca são levados a sério, os gays, as domésticas... Todos estão saindo das sombras. Esses 20 centavos são apenas uma alegoria. Toda essa multidão frustrada e traída sabe, que quando for às ruas, não serão recebidos com flores mas a sabedoria do tempo, também ensinou a essa massa descontente que, nem mesmo trancando-as em galpões e ateando fogo neles, vão conseguir conter a marcha da revolução permanente!

Jiddu Saldanha,
15.06.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário